..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após Justiça Federal barrar envio de emendas de Bittar, provedor da Santa Casa diz que intenção é ‘manchar a imagem do senador’

Após Justiça Federal barrar envio de emendas de Bittar, provedor da Santa Casa diz que intenção é ‘manchar a imagem do senador’

Um dia após a publicação da decisão da Justiça Federal, assinada pela juíza federal Luzia Farias da Silva Mendonça, que acatou um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para impedir que as Santas Casas da Amazônia e de Rio Branco recebessem uma emenda do senador Marcio Bittar, no valor de R$ 15,4 milhões, o provedor da Santa Casa da Amazônia, ex-deputado federal José Alex, comentou o caso.

Ele explicou que cada instituição é uma pessoa jurídica distinta. Lembrou que em um primeiro momento, a Justiça Federal negou os pedidos do MPF/AC, mas os procuradores voltaram a alegar que a reativação do CNPJ da Santa Casa da Amazônia tinha como pano de fundo burlar a legislação trabalhista. Pedido que foi aceito pela magistrada que cuida do caso.

CLICK E LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO

“Não é. Cada instituição tem um CNPJ. A Santa Casa de Rio Branco não participou. É a Santa Casa da Amazônia, de Cruzeiro do Sul. E, nós explicamos. À princípio o Ministério Público Federal pediu, a Justiça Federal negou a antecipação de tutela e não permitiu. E nessa informação que nós fizemos, documental, mudou de juiz, chegou uma outra juíza, o Ministério Público fez outra arguição e não divulgou na época que o juiz tinha negado”, disse José Alex.

Em outro trecho, o provedor diz que a decisão da Justiça Federal e a publicação pela imprensa tem o objetivo de atacar o senador Marcio Bittar, que deve concorrer às eleições de 2026.

“Eu não sei porque se usa a política de uma forma mesquinha, de forma irresponsável. Se querem atingir o senador Marcio Bittar, uma pessoa de bem, uma pessoa que tem trabalhado pelo estado do Acre, uma pessoa que fez pela instituição Santa Casa o que ninguém fez. Hoje, nós temos equipamentos para fazer 10 leitos de UTI para crianças, infantil. Equipamentos para nove salas cirúrgicas”, explicou.

LEIA MAIS:
Justiça Federal determina que União suspenda emenda de quase R$ 16 milhões destinada por Bittar à Santa Casa da Amazônia

E acrescentou: “mas, politicamente, eu estou fora deste negócio. Eu não sou candidato a nada. Eu sou candidato a cuidar de uma instituição que carece, que precisa e que ajuda as pessoas. Agora, se as pessoas ficam com inveja, com ciúmes, vá procurar trabalhar, vá procurar fazer um outro serviço, vá procurar melhorar ou ser melhor do que aquilo que a gente faz. Eu lamento a covardia, lamento a disputa política, envolver uma instituição seria, de 100 anos, que é a Santa Casa, num jogo desse”.

Ao final, José Alex completou: “nós temos duas vagas para o Senado, duas. Uma é do governador, se sair candidato. Ele vai ser senador, todas as pesquisas dizem isso. A outra vão disputar e o senador Márcio Bittar é o que melhor está colocado nesse processo. Então, qual é a intenção? Manchar a imagem do senador, o caráter do senador, manchar o trabalho bonito que ele vem fazendo pelo estado. Eu lamento essa mesquinharia”.