..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereador Samir Bestene solicita ações urgentes para os ramais e mais investimentos na Agricultura de Rio Branco

Vereador Samir Bestene solicita ações urgentes para os ramais e mais investimentos na Agricultura de Rio Branco

O vereador Samir Bestene (PP) voltou a chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais da Capital, especialmente com a chegada do período chuvoso. O progressista destacou na sessão desta terça-feira, 9, na Câmara de Rio Branco, que as fortes chuvas registradas nos últimos dias — mais de 100 milímetros somente no último sábado — já deixaram famílias isoladas e evidenciaram novamente a precariedade dos ramais.

Bestene apresentou à Câmara um vídeo enviado por moradores da região do Quixadá, mostrando a situação crítica do Ramal do Limoeiro. Segundo ele, o problema é recorrente e já vem sendo denunciado há pelo menos quatro anos no plenário, sem que avanços expressivos tenham sido alcançados.

O parlamentar agradeceu à presidente da associação local, Sula, pela articulação que garantiu algumas manilhas para drenagem, mas reforçou que o suporte oferecido ainda é insuficiente para atender às necessidades dos produtores. “Passou o ano inteiro e não temos o básico, que são as manilhas para drenagem nos nossos ramais. Vemos o produtor pedindo socorro para levar seu milho, sua produção, tentando manter sua renda e evitar vender sua terrinha para vir pra cidade”, afirmou.

Bestene relatou que produtores estão sendo obrigados a transportar mercadorias de barco para conseguir escoar a produção, situação que ele classificou como inadmissível. O vereador pediu que a Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) trate o tema com prioridade e viabilize, em parceria com o Deracre, o envio de manilhas para a região. Ele afirmou que já protocolou novo ofício solicitando providências.

O progressista também mencionou a aprovação, na última semana, de 400 quilômetros de ramais no Plano Plurianual (PPA). Contudo, fez um alerta sobre a necessidade de que os serviços sejam executados com qualidade. “Espero que esses 400 quilômetros não sejam apenas raspagem. Ramal tem que ser feito como deve ser feito: raspagem, baluamento, drenagem, pissarra. Assim, o poder público não precisa voltar todo ano para refazer o que já deveria estar garantido”, pontuou.

Bestene ainda criticou o baixo incremento destinado à Seagro no orçamento que será votado nesta quinta-feira. Segundo ele, o acréscimo de pouco mais de R$ 400 mil é insuficiente diante das dificuldades vividas pelos agricultores. “Se este ano já tivemos problemas, imagine em 2026. Precisamos debater na Comissão de Orçamento e tentar ampliar o recurso para oferecer condições reais ao nosso produtor rural”, pontou.