O vereador Samir Bestene (PP) utilizou a tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira, 22, para destacar a importância da indústria local e cobrar mais atenção do Poder Público ao setor, em alusão ao Dia da Indústria, comemorado no próximo domingo, 25 de maio.
“Precisamos olhar isso com muita atenção. Sempre defendo essa pauta aqui porque não vejo outra solução para nossa cidade e nosso Estado evoluírem sem políticas públicas voltadas à geração de emprego, e o fortalecimento do setor industrial é fundamental nisso”, afirmou o parlamentar.
Samir relembrou que, em 2021, foi apresentado na Câmara um projeto de isenção do IPTU para empresas instaladas no parque industrial de Rio Branco, no Distrito Industrial e no setor moveleiro — áreas que, segundo ele, concentram mais de 70 empresas responsáveis por gerar mais de mil empregos diretos na Capital. O parlamentar reforçou a importância de retomar esse debate.
“O setor industrial tem me cobrado. Todos os anos, estão com o pires na mão para que a gente coloque esse projeto em pauta. Eles precisam de incentivo fiscal para continuar gerando emprego e renda e movimentando a economia local”, pontuou.
O vereador também abordou a crise enfrentada pelo setor cerâmico no Acre. Segundo ele, ao menos três cerâmicas foram fechadas só neste ano. Bestene sugeriu que a Prefeitura estabeleça parcerias com o setor para ações de infraestrutura urbana, como a construção de calçadas acessíveis, que além de promoverem inclusão, também podem ajudar a manter as empresas ativas.
“O setor cerâmico está pedindo socorro. E por que não fazer parcerias para construção de calçadas em Rio Branco? É triste ver empresários fechando as portas e famílias deixando nossa cidade por falta de oportunidades. Que o Poder Público olhe com mais atenção para esse setor, para que ele possa empregar cada vez mais na nossa capital”, concluiu.