O vereador Samir Bestene (PP) reforçou a importância de políticas públicas efetivas no combate à violência doméstica e ao feminicídio no Acre, na sessão sessão desta quarta-feira, 13, na Câmara de Rio Branco. A fala ocorreu no contexto das atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.
Bestene, que integra a Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, destacou dados preocupantes sobre a realidade acreana. “Só em 2024, foram registrados mais de 5 mil casos de violência doméstica. Eu tenho duas filhas e tenho adotado essa pauta como uma bandeira importante a ser discutida neste plenário”, afirmou.
O parlamentar citou a participação em uma passeata organizada por Márdhia El-Shawwa, secretária de Estado da Mulher, com apoio da vice-governadora Mailza Assis, e elogiou a sanção, pelo governador Gladson Cameli, da lei que garante um salário mínimo mensal para filhos e filhas órfãos em casos de feminicídio. “Isso é um ato concreto. É esse tipo de ação que precisamos adotar para diminuir os casos de feminicídio e violência doméstica”, enfatizou.
Bestene também mencionou a importância de apurar denúncias graves e de manter o debate constante sobre o tema. “Nós, como vereadores, estamos com o mandato à disposição para combater ações de coação e repressão que ameacem os direitos das mulheres”, concluiu.