PL de autoria do parlamentar foi sancionado no início deste mês
O vereador Samir Bestene (PP) esteve na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), na manhã desta segunda-feira, 28, para tratar da aplicação da Lei Municipal nº 2.574/2025, de sua autoria, que obriga empresas de transporte coletivo urbano a aceitarem pagamento de passagens via sistema Pix.
Durante reunião com o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, Bestene solicitou oficialmente que a empresa Ricco Transportes, concessionária responsável pela operação do transporte público na Capital, providencie com urgência a adequação dos validadores dos ônibus para receber o novo método de pagamento.
"Cedo já estamos aqui no RBTrans, onde tivemos a reunião com o superintendente Clendes Vilas Boas para falar sobre o nosso projeto de lei, que agora já é lei municipal, da obrigatoriedade dos ônibus de transporte público de Rio Branco aceitar o pagamento via Pix, diretamente lá no validador", afirmou o parlamentar.
A lei, sancionada pelo prefeito Tião Bocalom e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 2 de julho, determina que todas as concessionárias e permissionárias do transporte urbano ofereçam aos usuários a opção de pagamento por Pix, sem cobrança de taxas adicionais.
Ainda segundo Samir Bestene, foi protocolado o Ofício nº 292/2025, que estabelece prazo de até 60 dias para que todos os ônibus da cidade estejam aptos a receber o pagamento por meio de QR Code diretamente no validador.
"Essa lei foi muito importante para trazer mais segurança, tecnologia e também praticidade para as pessoas que usam o transporte na nossa cidade. Nosso mandato não para, está sempre procurando o melhor pelo nosso Rio Branco. A luta continua", reforçou o vereador.
Ao destacar a importância da modernização do sistema de bilhetagem, Bestene ressaltou que facilitar o acesso ao transporte com métodos de pagamento modernos é essencial para promover mais inclusão e eficiência na mobilidade urbana de Rio Branco.