..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereador Samir Bestene cobra implementação imediata da Lei do Pix no transporte público de Rio Branco

Vereador Samir Bestene cobra implementação imediata da Lei do Pix no transporte público de Rio Branco

PL de autoria do parlamentar foi sancionado no início deste mês

O vereador Samir Bestene (PP) esteve na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), na manhã desta segunda-feira, 28, para tratar da aplicação da Lei Municipal nº 2.574/2025, de sua autoria, que obriga empresas de transporte coletivo urbano a aceitarem pagamento de passagens via sistema Pix.

Durante reunião com o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, Bestene solicitou oficialmente que a empresa Ricco Transportes, concessionária responsável pela operação do transporte público na Capital, providencie com urgência a adequação dos validadores dos ônibus para receber o novo método de pagamento.

"Cedo já estamos aqui no RBTrans, onde tivemos a reunião com o superintendente Clendes Vilas Boas para falar sobre o nosso projeto de lei, que agora já é lei municipal, da obrigatoriedade dos ônibus de transporte público de Rio Branco aceitar o pagamento via Pix, diretamente lá no validador", afirmou o parlamentar.

A lei, sancionada pelo prefeito Tião Bocalom e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 2 de julho, determina que todas as concessionárias e permissionárias do transporte urbano ofereçam aos usuários a opção de pagamento por Pix, sem cobrança de taxas adicionais.

Ainda segundo Samir Bestene, foi protocolado o Ofício nº 292/2025, que estabelece prazo de até 60 dias para que todos os ônibus da cidade estejam aptos a receber o pagamento por meio de QR Code diretamente no validador.

"Essa lei foi muito importante para trazer mais segurança, tecnologia e também praticidade para as pessoas que usam o transporte na nossa cidade. Nosso mandato não para, está sempre procurando o melhor pelo nosso Rio Branco. A luta continua", reforçou o vereador.

Ao destacar a importância da modernização do sistema de bilhetagem, Bestene ressaltou que facilitar o acesso ao transporte com métodos de pagamento modernos é essencial para promover mais inclusão e eficiência na mobilidade urbana de Rio Branco.