O vereador Fábio Araújo (MDB) destacou a preocupação com a situação do saneamento básico e abastecimento de água na Capital na sessão desta quinta-feira, 5, na Câmara Municipal de Rio Branco,
Segundo o parlamentar, apesar da cidade enfrentar problemas graves, recursos destinados a essas áreas não têm sido contemplados nas emendas de bancada.
“Um dos problemas mais graves que nós temos no Rio Branco é a questão da água e do esgoto. Nas emendas de bancada, por exemplo, não vem nenhum recurso destinado para esses setores. Hoje, pelo menos pela manhã, eu já vi no jornal que o prefeito anunciou que tinha liderado a bancada de prefeitos do Acre em Brasília, mas eu não vi nenhum pedido por parte da Prefeitura de Rio Branco de ajuda para o nosso saneamento, para a água da população, para o esgotamento sanitário, que está um caos”, afirmou o parlamentar.
Araújo citou como exemplo a recente falta de abastecimento de água na cidade, que chegou a durar dez dias devido à turbidez do rio, situação que, segundo ele, comprometeu o tratamento da água. “É preocupante como o prefeito vai a Brasília, lidera a bancada de prefeitos atrás de emendas para os municípios e não pede nada para o saneamento básico de Rio Branco”, criticou.
O vereador destacou ainda a importância do saneamento básico para a saúde pública. “O saneamento faz parte da saúde. Com o agravamento do saneamento, aumenta a demanda nas unidades de saúde. Prioridade é água, para a gente beber, preparar a alimentação e usar no dia a dia”, disse.
