Com a Federação União Brasil – Progressistas consolidada ontem (29), em Brasília, o número de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Acre, somados os dois partidos, sobe para cinco, ultrapassando o PDT, que tem quatro parlamentares.
A fusão pode trazer mudanças no tempo de fala das lideranças, que regimentalmente são feitas durante o grande expediente. Atualmente a liderança do PP tem 7,5 minutos no grande expediente e o União Brasil 5 minutos.
Gilberto Lira, Wendy Lima, Manoel Moraes, Nicolau Júnior e Maria Antônia compõem a nova Federação.
O PDT, que é a segunda maior bancada, conta com os deputados Pedro Longo, Marcus Cavalcante, Michelle Melo e Chico Viga.
A terceira maior bancada é do Republicanos, dos deputados Gene Diniz, Clodoaldo Rodrigues e Tadeu Hassem.
O Podemos conta com dois deputados: André Vale e Fagner Calegário.
Já o MDB tem em seus quadros os deputados Tanízio Sá e Antônia Sales.
O PSD, do senador Sérgio Petecão, abriga dois deputados estaduais: Pablo Bregense, popular Tio Pablo; e Eduardo Ribeiro.
Edvaldo Magalhães segue sendo a voz do PCdoB e Emerson Jarude representando o Novo. Arlenilson Cunha, no Partido Liberal, e Adailton Cruz levanta a bandeira do PSB. Solitário também está o deputado Afonso Fernandes, do Solidariedade. O tucano Luiz Gonzaga completa a lista de apenas um deputado por partido.