..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Tribunal de Contas do Acre fiscaliza infraestrutura de escolas rurais do Bujari

Tribunal de Contas do Acre fiscaliza infraestrutura de escolas rurais do Bujari

Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) realizaram, nesta terça-feira, 9, visitas a quatro escolas da rede municipal de ensino de Bujari, localizadas na zona rural, para verificar as condições de infraestrutura e o funcionamento das unidades.

A ação foi motivada por um relatório apresentado pelos vereadores do município, que apontava possíveis irregularidades nas instituições de ensino.

WhatsApp_Image_2025-09-10_at_12.21.23.jpeg

“Estamos realizando vistorias para avaliar não apenas a infraestrutura, mas também a merenda escolar, o transporte, a formação dos professores e o material pedagógico. Em suma, a fiscalização abrange tanto a estrutura física quanto os aspectos pedagógicos das escolas”, explicou a auditora chefe da 7ª Coordenadoria de Controle Externo, Maria Laélia.

Segundo a auditora, a fiscalização visa coletar informações que subsidiem a instrução processual em andamento. O objetivo é avaliar a realidade das escolas, identificar possíveis falhas e apontar recomendações para que a gestão municipal adote medidas corretivas.

“Ao final, elaboraremos um relatório que será apresentado ao prefeito e à secretária de educação. Nele, serão destacadas boas práticas e as melhorias necessárias. Para as questões que exigirem ajustes, será solicitado um plano de ação visando aprimorar a qualidade da educação e, consequentemente, beneficiar alunos, professores e toda a comunidade escolar”, acrescentou.

WhatsApp_Image_2025-09-10_at_12.21.21.jpeg

Também participaram da fiscalização os auditores Antonio Neto, Alessandra Iara e Valdeci Duarte, que acompanharam as vistorias às unidades de ensino.

O coordenador de Ensino no Campo, Sávio Brasil, acompanhou a equipe do TCE durante as visitas. Para ele, a ação trará benefícios diretos à comunidade educacional da zona rural.

WhatsApp_Image_2025-09-10_at_12.21.21.jpeg

“Vejo essa ação como uma parceria, um auxílio. Não entendo como uma fiscalização, mas como uma contribuição para a melhoria da educação. Quando a prefeitura atua em conjunto, as iniciativas avançam, os problemas são solucionados e a comunidade é a maior beneficiada, especialmente os alunos, com a melhoria da qualidade do ensino”, destacou.

Professora da escola Santa Luzia, Rosicleuda Rodrigues respondeu aos questionários aplicados pela equipe e aproveitou para manifestar seu desejo de melhorias. “Gostaria que a estrutura da escola fosse reformada para oferecer um espaço melhor às crianças, com área adequada de lazer”, concluiu.