O movimento sindical acreano realiza, nesta quinta-feira, 1º de maio, um ato unificado em alusão ao Dia do Trabalhador, com o tema “Pela Vida Além do Trabalho”. O evento, que ocorrerá no auditório da Associação dos Docentes da Ufac (ADUFAC), reúne diversas lideranças sindicais com o objetivo de discutir pautas como o fim da escala de trabalho 6 por 1, a melhoria das condições laborais e a revisão da reforma previdenciária.
Entre os participantes confirmados estão a presidente da ADUFAC, Letícia Mamed, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Acre (SINTECT), Suzy Cristiny Costa, e o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC), Eudo Raffael Lima.
Na área da saúde, os servidores decidiram, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), encaminhar um indicativo de greve geral. A categoria cobra a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). que está sem revisão há cinco anos e sofre uma defasagem salarial estimada em 65%.
A assembleia geral para decidir pela deflagração da greve está marcada para o dia 15 de maio.
A pauta ganhou força com a recente visibilidade dada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que apresentou uma PEC propondo a redução da carga horária semanal de 44 para 36 horas. A proposta se soma à PEC 148/2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que tramita no Senado com o mesmo objetivo, mas encontra-se parada nas comissões.