O deputado estadual Tanízio Sá disse nesta terça-feira (8) que vai encaminhar ofício à Fundação Nacional dos Povos Indígenas solicitando atendimento adequado aos indígenas da etnia Madija Kulina. Ele denunciou que indígenas estão tendo que caminhar de Rio Branco a Sena Madureira por falta de um transporte.
O parlamentar disse que também vai oficializar a secretária estadual extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara. Sá disse que presenciou indígenas caminhando ao sol escaldante da Amazônia acreana. O grupo veio a Rio Branco realizar perícia médica, mas não teve recursos financeiros para arcar com o retorno à Aldeia.
“Eu fico pensado parece que os índios são animais silvestres. Não podemos deixar esses cidadãos numa situação dessa. É necessário montar um núcleo da Funai em Manoel Urbano. É a segunda vez que trato esse assunto aqui. O estado quando é problema de saúde traz e leva. Eles não têm dinheiro para voltar. Recebem uma mixaria, ter que enfrentar um sol desse, chuva. Eu sinto que não dar. Se acontecer a terceira vez, vou entrar com uma ação no Ministério Público Federal”, afirmou.