..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sindicato denuncia desaparecimento de maquinário adquirido com emenda de ex-deputada e critica gestão da Agricultura em Rio Branco

Sindicato denuncia desaparecimento de maquinário adquirido com emenda de ex-deputada e critica gestão da Agricultura em Rio Branco

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados (Sinpasa), Josimar Ferreira do Nascimento, conhecido como “Josa”, utilizou o espaço da Tribuna Popular na sessão desta terça-feira, 23, na Câmara de Rio Branco, para denunciar o sumiço de 16 motocultivadores adquiridos por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Perpétua Almeida.

Segundo o sindicalista, um boletim de ocorrência (B.O.) foi registrado em 6 de agosto de 2025 relatando o desaparecimento dos equipamentos, mas, até o momento, não houve resposta efetiva da Secretaria Municipal de Agricultura.

“É mais um escândalo da secretaria. Temos os B.Os comprovando o registro, mas nada foi feito. São investimentos que poderiam estar fortalecendo a agricultura familiar e hoje representam um prejuízo incalculável”, afirmou.

Josa também criticou a gestão municipal por, segundo ele, tratar os trabalhadores rurais com descaso. “A secretaria tem conhecimento, mas simplesmente desapareceu com o caso. É incompetência da gestão, que não respeita a agricultura familiar e não prioriza o trabalhador. Vamos levar essa denúncia ao Ministério Público, porque não podemos aceitar que dinheiro público desapareça dessa forma”, disse o sindicalista.

A representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), Luciane Araújo Pedrosa, reforçou as críticas. Ela destacou que as entidades da agricultura familiar vêm constantemente denunciando problemas, mas não obtêm retorno da Prefeitura. “Estamos sempre participando de audiências públicas, mas nada é resolvido. O prefeito é o maior responsável e precisa tomar providências. Caso contrário, vamos levar essa denúncia também ao Ministério Público Federal e Estadual”, afirmou.

Os vereadores presentes se manifestaram em apoio às entidades, destacando a gravidade da denúncia e cobrando explicações da Secretaria Municipal de Agricultura sobre o desaparecimento dos equipamentos. Parlamentares da base do prefeito Tião Bocalom, no entanto, minimizaram as críticas, afirmando que a gestão deve ser ouvida antes de qualquer julgamento. A denúncia deverá ser formalizada junto ao Ministério Público ainda esta semana.