..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Servidores públicos do Acre de 32 sindicatos voltam às ruas em busca de reajuste salarial

Servidores públicos do Acre de 32 sindicatos voltam às ruas em busca de reajuste salarial

Servidores públicos do Acre, ligados a 32 sindicatos e associações, voltaram a se reunir nesta quarta-feira (2/7) em frente ao Palácio Rio Branco e no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na semana passada, eles fizeram ato semelhante.

Os trabalhadores seguem protestando contra a morosidade do governo em sentar à mesa de negociações. Eles reivindicam um reajuste geral anual de 20,39%, referente à recomposição das perdas inflacionárias acumuladas entre janeiro de 2019 e abril de 2025, além de ajustes no auxílio-alimentação e auxílio-saúde. Ambos seriam no valor de R$ 1 mil, cada.

WhatsApp_Image_2025-07-02_at_10.31.13.jpeg

“As perdas inflacionárias, considerando apenas o período que o Gladson assume, que é de janeiro de 2019 a abril de 2025, a gente detectou uma perda inflacionária, neste período, de 40,72%. O governo Gladson já integralizou algumas parcelas, que eles estão chamando de revisão geral anual neste período todo. Mas, no nosso estudo encontramos uma necessária reposição de 20,39% para recomposição de perdas inflacionárias dos servidores do poder de compra. Esse valor, na verdade, é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo o Estado estando acima do limite prudencial”, destaca Gerlino Nunes, presidente do Sintegesp (Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e Técnicos de Gestão Pública do Estado do Acre).

Os manifestantes devem percorrer às avenidas Getúlio Vargas e Brasil e encerrar os protestos em frente à Casa Civil do Governo do Acre.