..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Servidores denunciam precariedade após Sesacre devolver emenda de Alan Rick para reforma do Hemonúcleo de Brasileia

Servidores denunciam precariedade após Sesacre devolver emenda de Alan Rick para reforma do Hemonúcleo de Brasileia

A situação do Hemonúcleo de Brasileia é precária. O caso foi denunciado por servidores nesta terça-feira (23/9). A unidade está funcionando atualmente dentro do Hospital Regional de Brasileia.  Para se ter uma ideia, os aparelhos de ‘hemomix’, utilizados na coleta de sangue, não mostram o horário da coleta e o tempo de doação, por exemplo. A mobília também é antiga. 

PRECA4.jpg

Com relação ao lanche, servido aos doadores, é preparado em uma cozinha do antigo Hospital Raimundo Chaar e levado ao Hemonúcleo em um carro particular. “Não tem copa o Hemonúcleo e não tem como misturar com a copa do Hospital”. 

PRECA3.jpg

Ainda segundo a denúncia, o sangue coletado é colocado numa bacia e, após, certo tempo de coleta, é levado pelos corredores da unidade hospitalar, “no calor porque a refrigeração do hospital não é forte”.

PRECA2.jpg

Para piorar todo esse cenário revelado pelos trabalhadores, uma emenda de autoria do senador Alan Rick (UB/AC) acabou não sendo executada pelo governo do Estado, que alegou que o projeto de reforma da Unidade de Atenção Especializada do Hemonúcleo de Brasileia se tornou “inviável sob os aspectos técnico-operacionais e estratégicos inicialmente previstos”.

PRECA.jpg

A decisão é do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, após reunião com o secretário de Estado de Obras Públicas, Italo Almeida Lopes.

“Ressaltamos que a decisão foi tomada com base em criteriosa análise dos fatores envolvidos, sempre prezando pela eficiência, responsabilidade administrativa e pelo interesse público”, diz trecho do documento assinado por Pascoal.