O senador Sérgio Petecão afirmou nesta quinta-feira, dia 10, durante o podcast Papo Informal, transmitido ao vivo pelo Notícias da Hora, que faz um mandato pensando nas pessoas. Petecão relembrou, durante a entrevista, diversos exemplos de que tem trabalhado em Brasília para garantir melhoria efetiva na vida das pessoas, tanto em Rio Branco, quanto no interior do Acre.
“Eu faço meu mandato pensando nas pessoas. Pode até alguém não acreditar, mas as coisas que a gente já fez, e que a gente faz, mostram isso. Nós fizemos uma rampa em Porto Walter, e entregamos. Junto com o Ifac, nós levamos um curso de Agro-Ecologia para Santa Rosa do Purus. Nós conseguimos recursos para construção de quadras de grama sintética no estado interior. São tantas coisas que eu poderia listar”, pontuou o senador.
Questionado sobre as relações políticas que tem em Brasília, tanto com o presidente Lula, quanto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Petecão foi enfático em dizer que senta com qualquer político, desde que o objetivo da conversa seja ajudar a população do Acre. Petecão está ocupando mandatos parlamentares há 32 anos, e pretende concorrer novamente para mais 8 anos como senador, nas eleições de 2026.
“Nós não podemos deixar de acreditar na política. Se eu tiver que sentar com o Bolsonaro amanhã, eu vou sentar. Se tiver que conversar com o Lula, eu vou também”, destacou o senador acreano ao relembrar que foi vice-líder do governo de Jair Bolsonaro, mas que hoje o PSD, partido em que é filiado, apoia o governo de Lula. Petecão minimizou a situação e reforçou o que pretende quando ocupa mandatos.
Ainda na entrevista, Petecão comentou sobre as eleições de 2024, onde perdeu na capital apoiando Marcus Alexandre, e em Cruzeiro do Sul, onde defendia o nome de Jéssica Sales. Ambos os candidatos são do MDB. Na capital, a esposa dele, Marfiza Galvão, era a candidata a vice-prefeita. Petecão negou que o apoio do PT ao nome da capital tenha atrapalhado a candidatura de Marcus Alexandre.
“Nós saímos com mais de 10 prefeitos vencedores e eleitos em 2024. Perdemos em Rio Branco, claro, que é a maior cidade, mas mesmo assim ganhamos em outros municípios no interior, em municípios como Porto Walter, Epitaciolândia, por exemplo”, frisou Petecão, ao minimizar a derrota sofrida na capital.
Durante Papo Informal, Petecão comentou sobre o PL da Anistia, e sobre a possível tentativa de golpe por cidadãos que defendiam a deposição de Lula em razão do apoio dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi derrotado nas urnas em 2022. Petecão disse defender que haja proporcionalidade nas penas aplicadas, e acredita que houve tentativa de golpe e que há provas disso no processo.
“Teve gente que foi lá levada a estar lá, mas teve gente que foi para lá preparada para quebrar tudo. Eu penso que aquele crime que eles cometeram foi muito grave. Os áudios foram muito graves e são apresentados pelo Poder Judiciário, como com ameaças de morte, são muito graves. Não precisa matar: planejar matar alguém, a pessoa cometeu um crime também”, pontua o senador acreano. Atualmente, o PSD é da base do Governo Lula.
A entrevista de Petecão foi transmitida ao vivo, com início às 17 horas, pela fanpage do Notícias da Hora, no Canal do Papo Informal no YouTube, na TV e Rádio Cidade (10.1 e 107,1 FM), pelo Instagram do Alerta Rio Branco, e conta com a reprodução no portal Juruá Comunicação.