Durante a entrevista concedida ao jornalista Willamis França, no podcast Conversa Franca, edição desta segunda-feira (14/7), o senador Alan Rick (UB/AC) falou acerca da taxação em 50% dos produtos do Brasil pelo Estados Unidos. A decisão do presidente americano Donald Trump foi tomada na semana passada. Alan disse que a medida é “péssima” para o agronegócio brasileiro.
“A medida é péssima para o Brasil, péssima para o agronegócio, péssima para a indústria brasileira. O Brasil, que exporta para o Estados Unidos não só os produtos do agro, mas nós exportamos aviões da Embraer, nós exportamos o minério, exportamos produtos que são as nossas commodities. Já se fala muito na queda do preço do café, na queda do preço da carne brasileira, do suco de laranja. É grave porque eu vejo da seguinte forma: o presidente Lula inicia o governo com uma série de declarações antiamericanas, uma série de posicionamentos contrários em relação aos outros países da América do Sul, que buscam melhorar suas relações com o governo americano e com os demais parceiros comerciais. E o Brasil adotando uma postura ideológica, o que é absolutamente nefasto para as relações comerciais”, disse Alan Rick.
Em outro trecho, Alan Rick rechaçou a aproximação do governo do Brasil com países como o Irã. “E o Lula falando que o Brics deve pensar numa nova moeda, é totalmente equivocado. E Lula é contra Israel. É o tempo todo retaliando Israel. Ficou do lado do Irã. Aliás, um grave fato aconteceu logo no primeiro ano do governo Lula quando o navio de guerra iraniano aportou nos portos brasileiros. Isso é muito grave. Isso foi completamente rechaçado pelos Estados Unidos e por outros países. E o governo brasileiro: ‘não, vamos deixar’. Muito perigoso isso”.