Moradores da Baixada da Sobral interditaram o cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Avenida Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 9, em protesto contra a falta de obras de drenagem na região.
Eles cobram a construção de três galerias em pontos estratégicos para melhorar o escoamento das águas pluviais em direção ao Rio Acre e evitar transbordamentos do Igarapé Sobral.
Os manifestantes alegam que, durante o período chuvoso, o problema se agrava, com casas invadidas pelas águas, trazendo prejuízos e transtornos para centenas de famílias.
Diante da mobilização, o secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, classificou a manifestação como “infundada e inapropriada”, afirmando que a Prefeitura já havia firmado compromisso para atender a demanda.
“Há 15, 20 dias atrás houve uma reunião no meu gabinete com os líderes da Sobral, e ficou definido que o trabalho será realizado. A confecção das galerias já está em andamento, mas não é algo da noite para o dia. A empresa está produzindo as aduelas, e depois é preciso um período de cura para que o material seque corretamente antes da instalação. O prefeito já autorizou e determinou a execução da obra, então não entendo o motivo desse tipo de manifestação, que acredito ter caráter político”, declarou Ferreira.
Segundo o secretário, a previsão é que ainda neste verão as galerias comecem a ser alocadas nos pontos críticos da região. “A população da Sobral pode ter certeza de que o compromisso firmado será cumprido e a obra entregue”, garantiu.