O vereador Samir Bestene (PP) voltou a chamar a atenção para os transtornos causados por obras nas ruas principais do Centro da Capital. Durante sessão na Câmara Municipal na quarta-feira, 20, o parlamentar pediu que os serviços em vias alternativas, como as próximas ao Complexo Viário da Avenida Ceará, sejam realizados à noite, em feriados ou fins de semana, quando o fluxo de veículos é menor.
Segundo Bestene, embora as intervenções sejam essenciais para a mobilidade urbana da capital, a execução em horários de pico tem provocado engarrafamentos e riscos estruturais nas ruas que recebem o desvio de trânsito. Ele citou como exemplo o caso recente de um buraco que se abriu próximo ao prédio dos Povos da Floresta, gerando um grande congestionamento, além de um problema estrutural na Rua Floriano Peixoto, que cedeu parcialmente e comprometeu ainda mais o tráfego.
“Essas situações poderiam ser evitadas se os reparos fossem feitos em horários de menor movimento. É perfeitamente viável realizar o trabalho à noite, como já ocorreu na Rua Rio de Janeiro, que recebeu recapeamento em vários turnos, inclusive no período noturno”, destacou o progressista.
O vereador lembrou ainda que já protocolou ofícios junto à Emurb e ao Saerb, solicitando que pequenos reparos e manutenções sejam feitos de forma estratégica. Segundo ele, muitos dos transtornos decorrem de rompimentos de dutos que acabam comprometendo a pavimentação e exigindo intervenções emergenciais.
Bestene reforçou que a população não pode continuar arcando com os prejuízos no trânsito em função da má programação das obras.
“O nosso pedido é que, enquanto a Avenida Ceará e a Getúlio Vargas estiverem interditadas, os reparos ocorram em horários menos movimentados. Isso reduz os transtornos, traz mais segurança e acelera a conclusão das obras”, concluiu.