O vereador Samir Bestene (PP) fez um pronunciamento enfático na sessão desta terça-feira, 18, da Câmara Municipal de Rio Branco, sobre a importância da geração de emprego para o desenvolvimento da Capital e como essa ação pode contribuir diretamente para a redução da criminalidade.
Bestene destacou que a criação de oportunidades de trabalho deve ser uma prioridade no município, especialmente com a possibilidade de novos investimentos e parcerias comerciais, como a ligação do Acre ao Peru.
“Semana passada, fiquei muito feliz com o anúncio de um possível novo corte deste primeiro semestre ligando o Acre ao Peru. O Peru é nosso principal parceiro comercial”, afirmou o vereador. Ele lembrou também a recente inauguração do Porto de Chancay, que, segundo ele, representa uma grande oportunidade para o Estado, já que boa parte da importação acreana provém do país vizinho.
Bestene expressou preocupação sobre a falta de políticas públicas adequadas para aproveitar essas oportunidades comerciais, questionando o que tem sido feito para garantir o desenvolvimento de infraestrutura e a atração de investimentos para o Acre. “O que está sendo feito? Que políticas públicas estamos construindo para isso acontecer?”, indagou o parlamentar.
Além disso, o parlamentar ressaltou que, para impulsionar o crescimento econômico, é essencial a criação de políticas fiscais que atraiam empresas para Rio Branco, incentivando o setor privado e o agronegócio. Ele citou o avanço da produção de grãos no Acre, destacando que, graças ao apoio do governo estadual, o Estado alcançou um recorde na exportação no ano anterior. “Ano passado, batemos recordes. Chegamos a exportar quase meio bilhão de reais. Isso tudo se dá por prioridade de gestões”, disse Bestene.
Para o vereador, gerar emprego é a chave para o crescimento da cidade e a redução da criminalidade. “Eu vejo aqui nessa tribuna muitas moções de pesar, como a do jovem que faleceu no Taquari, que fazia uma ação social devido à criminalidade. Se trouxermos emprego, automaticamente vamos diminuir a criminalidade”, afirmou.
Samir também mencionou a importância do debate sobre o plano diretor da cidade e a criação de novas políticas públicas para fortalecer a economia local. Ele destacou que a parceria público-privada é fundamental para garantir o progresso. “A nossa população está cansada, pede emprego, e só quem pode gerar isso é o setor privado, é a parceria público-privada. Temos que buscar soluções e incentivos para trazer novos empreendimentos, gerar emprego para a nossa população”, concluiu.