..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Samir Bestene defende criação de Fundo Municipal para fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Rio Branco

Samir Bestene defende criação de Fundo Municipal para fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Rio Branco

O espaço ‘Tribuna Popular’ da Câmara de Rio Branco foi dedicada nesta quarta-feira, 27, ao debate sobre políticas públicas voltadas à pessoa idosa. O tema foi solicitado pela conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Marise Lucena, e ganhou destaque no pronunciamento do vereador Samir Bestene (PP), que reforçou a necessidade de mais investimentos e atenção para esse segmento da população.

O parlamentar lembrou que cerca de 18% da população da Capital acreana já está na terceira idade, mas que os espaços de acolhimento e convivência ainda são poucos e, em muitos casos, apresentam infraestrutura precária.

“Desde o início do nosso mandato, tenho dialogado com o secretário João Marcos Luiz, da SADH, para que possamos trazer a esta Casa a proposta de criação do Fundo Municipal de Proteção para as Pessoas Idosas. Esse fundo vai permitir que vereadores e deputados destinem emendas para manter as atividades dos centros de convivência e fortalecer esses espaços em Rio Branco”, destacou.

O parlamentar citou a experiência de visita a centros de convivência nos bairros Calafate, Bela Vista e Raimundo Melo, ressaltando a importância dessas unidades, mas reconhecendo as limitações de estrutura.

O progressista também lembrou da lei municipal “Melhoridade Ativa”, de sua autoria, que prevê a realização de atividades físicas para idosos em espaços públicos, em parceria com cursos de Educação Física. Segundo ele, o projeto já trouxe resultados positivos em comunidades que participaram de sua implementação.

“Recebi depoimentos emocionantes de idosos que conseguiram sair da depressão e melhorar a qualidade de vida por meio das atividades físicas. Isso mostra como políticas simples podem fazer a diferença”, afirmou.
Por fim, o vereador reforçou a expectativa de que o projeto do Fundo Municipal seja enviado ainda este ano à Câmara, permitindo ampliar o alcance das políticas voltadas à terceira idade.

“É fundamental discutir e colocar em prática medidas que assegurem dignidade, saúde e bem-estar para nossos idosos. Espero que até o fim do ano esse fundo esteja aprovado e em funcionamento, garantindo atividades permanentes nos centros de convivência da Capital”, concluiu.