Com participação em 100% das sessões da Câmara de Rio Branco, três projetos de lei, um projeto de resolução, 11 requerimentos, 31 ofícios e 220 indicações, o vereador Samir Bestene (Progressistas) já contemplou a população de 72 bairros nestes primeiros 100 dias de seu segundo mandato. O balanço está sendo divulgado em suas redes sociais como forma de prestar contas do mandato à população de um modo geral e, em especial, ao seu eleitorado, que o elegeu com 5.704 votos, a segunda maior votação na disputa pela Câmara em 2024.
“Estivemos presente nas ruas, ouvindo a população, apresentando indicações, fiscalizando obras, áreas como a saúde, educação, esporte e infraestrutura. Nosso mandato é participativo e transparente. Seguimos firmes na luta por uma Rio Branco melhor e com mais oportunidades para todos!”, anotou Samir, em postagens nas redes nesta quinta-feira (10).
Quando diz que esteve presente nas ruas ouvindo a população, Samir está referindo-se ao seu programa Gabinete nas Ruas, em que percorre os bairros da capital fixando-se com sua equipe em ruas que demandam por serviços da Prefeitura, atendendo a solicitação de seus moradores. “Só andando pelas ruas o vereador pode ter clareza das necessidades da população”, argumenta Samir.
Dialogando com todos os setores da sociedade, desde os jovens que buscam qualificação e posicionamento no mercado de trabalho, passando pela classe empresarial, os desempregados e os religiosos, Samir executou ações que contemplam a maioria da população de Rio Branco.
Entre seus projetos de maior repercussão, Samir apresentou projeto de lei que torna obrigatória a alternativa de pagamentos de tarifas e serviços municipais através de Pix, a inclusão do símbolo internacional de acessibilidade para pessoas com deficiência em estacionamentos públicos e privados e que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Preservação Ambiental e o Descarte Correto do Lixo, entre outros.
Também é de autoria de Samir Bestene um Projeto de Resolução para nomear o novo prédio da Câmara Rio Branco de “Vereador Jessé do Nascimento Santiago”, em homenagem ao vereador, falecido em 17 de agosto de 2010, em um trágico acidente de trânsito na BR-364 próximo a Cruzeiro do Sul. Pastor evangélico e filho de pastor, Jessé era presidente da Câmara de Rio Branco e candidato a deputado federal pelo PSB.
“A proposição visa conferir essa homenagem póstuma ao ex-vereador e presidente da Câmara, Jessé Santiago, que tanto contribuiu com o parlamento municipal na busca por uma melhor qualidade de vida da nossa população”, argumentou Samir Bestene.
Natural de Rio Branco-AC, graduado em Economia pela Ufac, pós-graduado em Marketing pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, antes de ser político, Samir Bestene é empresário do ramo de saúde e alimentos. Segundo autodefinição postada em seu perfil na Câmara, Samir é um idealista que acredita na família, na gratidão e na lealdade.