Barro Vermelho e Junqueira entram na pauta de reivindicações
O vereador Samir Bestene (PP) destacou na sessão desta quarta-feira, 10, na Câmara de Rio Branco, a importância de investimentos em infraestrutura rural e pediu que a Prefeitura amplie as ações de construção de pontes de concreto e drenagem nos ramais da Capital.
O parlamentar elogiou o anúncio recente da gestão municipal sobre a execução de pontes nas regiões do Ramal da Piçarreira e do Quixadá, mas defendeu que a medida seja estendida a outras localidades. Entre os pedidos, citou a estrada do Barro Vermelho, no quilômetro 18, e o Ramal do Junqueira, áreas produtivas que, segundo ele, necessitam urgentemente de melhorias para garantir o escoamento da produção agrícola.
“Esses ramais são fundamentais para os produtores que participam das feiras no Universitário e nas Quatro Bocas. Para termos uma produção forte, precisamos de estrutura adequada, com pontes e assistência técnica. Sem isso, os agricultores não conseguem transportar seus produtos com regularidade”, afirmou Bestene.
O progressista também chamou atenção para a falta de manilhas necessárias às obras de drenagem nos ramais. Para ele, a ausência desse material compromete a qualidade dos serviços. “Como é que vamos ter ramais trafegáveis sem o básico, que são as manilhas? Não se faz drenagem sem tubos para escoar a água. Isso precisa de uma resposta urgente da Seagro”, questionou.
Bestene reforçou ainda a necessidade de planejamento e licitação antecipada para que, durante o verão amazônico — período favorável às obras —, todos os insumos já estejam disponíveis. “Sabemos que não dá para fazer os mais de 2 mil quilômetros de ramais existentes em Rio Branco, mas o que for feito precisa ser com qualidade, para que não haja retrabalho. É essencial que a Seagro acelere a entrega das manilhas ou firme parcerias com a Emurb, garantindo drenagem e serviços duradouros”, concluiu.