..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Recepcionado por Dom Joaquín, Lula visita uma das mais antigas casas de acolhimento aos hansenianos do Brasil

Recepcionado por Dom Joaquín, Lula visita uma das mais antigas casas de acolhimento aos hansenianos do Brasil

Em visita à Casa Acolhida Souza Araújo, que acolhe pessoas acometidas pela hanseníase há quase 100 anos, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi recepcionado pelo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertinez e do padre Mássimo Lombardi. A instituição é administrada pela Igreja Católica.

Acompanharam o presidente na visita os ministros Renan Filho, Camilo Santana, Paulo Teixeira, Alexandre Silva, Wellington Dias, Carlos Fávaro, Simone Tebet e Jorge Viana.

Na agenda, que teve acesso restrito a apenas convidados, Lula conversou com pessoas que residem na Casa Acolhida.

A visita dele é considerada uma marca, dentre as demais agendas que ele cumprirá no Acre, isso porque tem um significado simbólico, de acolhimento a um grupo de pessoas que foram segregadas da sociedade no estado.

No final do ano passado, Lula assinou o decreto que regulamenta a pensão a pessoas isoladas e internadas compulsoriamente por portarem a hanseníase.

Uma lei sancionada em 2023, limitava o benefício às pessoas que foram internadas compulsoriamente em hospitais-colônia até 1986. Agora, também poderão receber os que foram isolados em domicílio e em seringais, além dos filhos separados dos pais internados.