A acreana Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, disse durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados que “quem destrói é uma minoria”. Ela apresentou dados que comprovam essa tese. Ela mencionou ainda que os órgãos ambientais só têm autuado àqueles que insistem em ficar fora da lei.
“Quem destrói é uma minoria. Apenas 2,6% dos imóveis rurais concentram 60% das irregularidades. A maioria não é irregular. Então, aqueles que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ] está autuando são os que comprovadamente promovem atividades fora da lei”, reforçou a ministra.
Recentemente, produtores rurais que residem na Reserva Extrativista Chico Mendes foram alvos da Operação Suçuarana, deflagrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A Operação teve como objetivo combater o desmatamento na Resex Chico Mendes, atualmente a unidade de conservação federal mais desmatada do país. O monitoramento do ICMBio identificou que os principais responsáveis por esse crime ambiental são práticas ilegais de pecuária de grande porte, em desacordo com as normas que regem áreas protegidas. Os alvos da operação são invasores da reserva que já haviam sido notificados administrativamente e possuem decisões judiciais transitadas em julgado contra suas propriedades e atividades econômicas.