..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Professores da rede estadual realizam manifestação em frente ao Palácio Rio Branco por reestruturação salarial

Professores da rede estadual realizam manifestação em frente ao Palácio Rio Branco por reestruturação salarial

Professores efetivos realizam na manhã desta quarta-feira, 15, um ato público nas escadarias do Palácio Rio Branco para expressar a insatisfação da categoria com o Governo do Estado do Acre. A mobilização cobra a retomada da reestruturação da tabela salarial, com destaque para o pagamento dos 3% acordados em negociação anterior.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) está convocando a categoria para uma possível greve por tempo indeterminado, caso não haja avanço nas tratativas com o governo.

A paralisação poderá ocorrer na véspera da aplicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) medida que aumenta a pressão sobre a gestão estadual.

"Alegam o impedimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para não pagar a primeira parcela de 1,5%, prevista para novembro deste ano", afirmou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento. Segundo ela, desde 2022 os sindicatos cobram o retorno da reestruturação da tabela salarial dos professores.

No ano passado, a categoria aceitou uma proposta de parcelamento do reajuste: 1,5% em outubro de 2025 e mais 1,5% em janeiro de 2026. No entanto, segundo o governo, o cumprimento da proposta esbarra no chamado “limite prudencial” da LRF.

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do segundo quadrimestre de 2025 (maio a agosto) mostra que o gasto com pessoal alcançou 46,59% da Receita Corrente Líquida (RCL) — acima do limite permitido pela LRF, que é de 46,55%. No primeiro quadrimestre do ano, o índice havia sido ainda maior, 46,77%.

A rede estadual de ensino conta com 3.658 professores efetivos, enquanto o número de temporários chega a cerca de 11.226. Além disso, há 185 celetistas e 25 terceirizados atuando nas escolas sob responsabilidade do Estado.

Do total de professores efetivos da rede estadual, mais de mil estão lotados em funções administrativas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEE), enquanto cerca de dois mil atuam em sala de aula ou exercem funções de gestão escolar.

Já o Censo Escolar indica que a rede pública no Acre (incluindo as esferas estadual, municipal e federal) conta com 7.163 professores efetivos, 16.730 temporários, 248 celetistas e 47 terceirizados. A rede municipal registra 2.971 efetivos e 3.447 temporários, o que representa 54,3% de contratos temporários. Na rede federal, dos 585 professores, apenas 8,5% são temporários.