O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá vim ao Acre no mês de maio, em sua primeira visita oficial ao Estado desde o início do atual mandato. A informação foi revelada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), durante participação em um podcast nesta semana.
A agenda presidencial, segundo ele, terá como ponto central a assinatura da ordem de serviço da ponte binacional entre Brasil e Bolívia, em Guajará-Mirim (RO), e a inauguração do Hospital Universitário em Porto Velho (RO), mas deve se estender ainda ao Acre e Mato Grosso.
No Acre, Lula deve anunciar uma série de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco na recuperação da BR-364 — principal via de integração entre o Acre e o restante do país — além de projetos habitacionais e outras ações voltadas à infraestrutura regional. Há também expectativa de que o presidente vá ao Vale do Juruá para inaugurar o Complexo do Café da cooperativa em Mâncio Lima, construído com recursos do Governo Federal.
A ex-deputada federal Perpétua Almeida, atualmente com cargo de destaque no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, estaria articulando ativamente essa agenda, considerando a importância do investimento do Executivo federal para o fortalecimento da economia local e a geração de empregos no setor agrícola.