A sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Branco, marcada para esta quarta-feira, 30, foi encerrada antes mesmo de começar por falta de quórum. Apenas oito vereadores permaneceram no plenário:
Eber Machado, Fábio Araújo, Matheus Paiva, Samir Bestene, Joaquim Florêncio, Zé Lopes, Moacir Júnior e André Kamai e o presidente do Legislativo municipal, Joabe Lira.
Lira lamentou a situação e anunciou que tomará medidas para garantir o funcionamento regular das sessões. “Hoje, quarta-feira, a nossa sessão não vai poder ser aberta, vai continuar suspensa por falta de quórum. Teve dois vereadores que estiveram aqui um pouco mais cedo, mas tiveram de se ausentar. Nós vamos nos reunir na próxima semana para tomar providências e garantir que nossas sessões aconteçam pontualmente, sem nenhum tipo de problema”, declarou.
O presidente da Câmara reforçou que os vereadores têm o dever de comparecer às sessões e tratar das pautas relevantes para a população. “A população confiou em cada um de nós o mandato e a responsabilidade de debater pautas importantes, que estão sendo discutidas todas as semanas. Com certeza, vamos entregar o que a população espera de nós, com trabalho e dedicação.”
Questionado sobre possíveis sanções aos parlamentares ausentes, o Lira afirmou que aguardará justificativas formais. “Alguns já nos ligaram dizendo que estão em tratamento de saúde. Vamos esperar até a próxima semana. Os que não justificarem serão advertidos”, afirmou.