O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), comentou nesta terça-feira, 6, antes do início da sessão legislativa, sobre a importância da recente federação entre os partidos União Brasil e Progressistas. Segundo ele, a aliança fortalece as legendas tanto no cenário nacional quanto local.
Com a formação da federação, batizada de “União Progressista”, os dois partidos passam a contar com a maior bancada do país.
Em Rio Branco, a nova composição reúne nove vereadores — Bruno Moraes, Samir Bestene, José Aiache, Felipe Tchê, Elzinha Mendonça, Joabe Lira, Matheus Paiva e Rutênio Sá.
“A União Progressista é a maior bancada do Brasil. Aqui na Câmara somos nove vereadores, o que nos fortalece ainda mais. Foi uma união positiva para nós e para o país também. Para quem vai disputar as próximas eleições, isso traz mais consistência”, afirmou.
O vereador também ressaltou que a tendência nacional é de redução no número de partidos, seja por meio de federações ou fusões, o que pode tornar a disputa eleitoral mais competitiva, mas também mais eficiente em termos de representatividade.
“A disputa se torna mais acirrada porque diminui o número de concorrentes, mas partidos grandes, com nomes fortes, acabam tendo uma boa legenda, o que ajuda a eleger mais candidatos”, explicou.
Joabe Lira acrescentou que a federação foi oficializada recentemente e que, nos próximos dias, o grupo deve definir quem assumirá a liderança da nova bancada, além de discutir os nomes para disputar o governo do Estado nas próximas eleições.
“Agora é o momento de definir as lideranças partidárias e abrir o debate sobre as candidaturas ao governo. O importante é que a federação aconteceu e nos deixou mais preparados para os próximos embates políticos”, concluiu.