A vice-governadora Mailza Assis (PP) participou da audiência pública, realizada hoje (25/7) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que contou com a presença do ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo. Ela disse que a preservação dos recursos naturais não pode ser impedimento para o desenvolvimento do Acre.
“Preservar o meio ambiente é importante, mas ele não pode condenar as pessoas que dele precisa para sobreviver. O alimento é extraído da terra. O alimento não é extraído da tecnologia, da zona urbana, do trabalhador, do servidor público. O alimento é extraído da terra. Nós temos o potencial para isso. Mas, nós não temos as condições por impedimento da legislação que visa impedir o desenvolvimento. Não queremos sair do campo. As pessoas que lá estão querem ficar lá, mas elas precisam de estrada, da comunicação, da educação, da saúde, da tecnologia, da assistência técnica. Isso, nós não podemos ter”, frisou.
Ao final de sua fala, Mailza fez um compromisso de ajudar a destravar a pauta ambiental do Acre. “Então, eu faço um compromisso com o nosso querido Acre, com os nossos produtores, com os investidores que acreditam no nosso estado, desde o comercio até quem tem sua produção no agronegócio ou na pecuária, até mesmo no extrativismo, desde que tivesse condição de sobreviver desse. Hoje, o seringueiro e a pessoa que cata castanha, que é liberado, que é incentivado, sabe que ninguém tem vida digna dessa forma, a menos que tivesse estrada, transporte, a menos que o preço desses produtos fossem compensatórios”.
O encontro reuniu produtores rurais de todo o Acre, além dos deputados estaduais Arlenilson Cunha, Manoel Moraes e Emerson Jarude. A audiência foi presidida pelo presidente em exercício da Aleac, deputado Pedro Longo, autor do requerimento para a realização da audiência. O deputado federal Eduardo Velloso (UB/AC) também participou.