..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco lança Projeto Avança IDEB 2025 para fortalecer aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental: “Melhorar cada vez mais o aprendizado”

Prefeitura de Rio Branco lança Projeto Avança IDEB 2025 para fortalecer aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental: “Melhorar cada vez mais o aprendizado”

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lançou na manhã desta segunda-feira (11) o Projeto Avança IDEB 2025, em evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac). A iniciativa busca implementar estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, aumentar a taxa de aprovação e elevar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O prefeito Tião Bocalom destacou que o projeto é parte de uma série de investimentos realizados na educação municipal desde o início de sua gestão.

WhatsApp_Image_2025-08-11_at_10.13.14.jpeg

“Sem dúvida nenhuma. Desde quando chegamos à prefeitura, nossa preocupação foi, primeiro, colocar as crianças de 0 a 2 anos nas creches. Depois, investir pesado nas séries iniciais, que são responsabilidade da prefeitura. Demos aumento salarial, adquirimos o Programa Mente Inovadora, o Programa Israelense, e fomos premiados em primeiro lugar em satisfação no Brasil. Colocamos internet em todas as escolas, tablets para as crianças, notebooks para os professores e, mais recentemente, investimos na área de robótica, com equipamentos iguais aos usados na Alemanha. Poucas cidades brasileiras têm esse programa. Estou muito feliz com o trabalho do nosso secretário, que tem sido um guerreiro e parceiro. Estamos fazendo todo o investimento necessário para melhorar a qualidade do ensino da nossa cidade.”

WhatsApp_Image_2025-08-11_at_10.13.12.jpeg

O vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene, explicou que o projeto foca especialmente no desempenho dos alunos que farão a Prova Saeb em 2025.

“Na nossa gestão, já crescemos muito nos indicadores do IDEB. Hoje, somos a segunda Capital do país, com 6,4, apenas um décimo atrás de Goiânia. Este ano queremos ultrapassar essa marca. O caderno lançado é inédito, voltado exclusivamente para as turmas do 5º ano, em Matemática e Português, produzido pela nossa equipe. Outros municípios também poderão utilizá-lo. A meta é melhorar cada vez mais o aprendizado e, consequentemente, nossos indicadores. Esse é um pedido constante do prefeito, que investe em tecnologia e inovação para garantir educação de qualidade. Já pensamos em produzir materiais semelhantes para outras séries, desde o 1º até o 5º ano, para que os alunos cheguem mais preparados.”

WhatsApp_Image_2025-08-11_at_10.13.11-2.jpeg

O gerente de ensino fundamental da Seme, Hélio Sebastião da Silva, reforçou que o objetivo vai além dos números. “O IDEB não é só um número, é aprendizado de qualidade. O projeto traz ações para apoiar professores e escolas, com o objetivo de crescer nos índices e oferecer um ensino cada vez melhor. Hoje, Rio Branco tem o segundo maior IDEB entre as capitais brasileiras, mas buscamos sempre mais”, frisou o gestor.

WhatsApp_Image_2025-08-11_at_10.13.11.jpeg