..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeito Tião Bocalom lança marca própria de café em Acrelândia

Prefeito Tião Bocalom lança marca própria de café em Acrelândia

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 02, marca própria de café, o Café Bocalom, no município de Acrelândia. O evento de apresentação aconteceu no Mercado Capixaba, do empresário Marquinhos, e marca a realização de um sonho antigo do gestor.

Segundo Bocalom, a relação com a cafeicultura remonta à infância, quando ajudava a mãe a cuidar dos pés de café. Em 1993, ainda como prefeito de Acrelândia, ele distribuiu 300 mil mudas aos produtores locais, o que consolidou o município como a “capital do café” no Acre.

“É um sonho realizado. Plantei minha lavoura em 2022 e este ano tivemos uma colheita muito boa, com destaque para a variedade R25, o robusta amazônico. Fizemos todo o processo de forma cuidadosa, colhendo no ponto ideal e secando naturalmente no terreiro, o que garantiu a qualidade do produto”, destacou o prefeito.

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_07.03.20.jpeg

O lançamento inicial conta com mil pacotes do café, que chegarão em breve a Rio Branco e outros municípios acreanos. Bocalom ressaltou ainda o potencial de expansão da cultura para agricultores familiares, apontando que sua própria lavoura chegou a render 130 sacas por hectare, com uma margem de lucro próxima de R$ 100 mil por hectare.

“Qualquer produtor pode sonhar em ter sua própria marca. Quem produz com qualidade permanece no mercado. Nossa terra é fértil e tem clima ideal, e isso é um incentivo para que outros agricultores invistam também no café”, afirmou.

O prefeito, reconhecido pelo perfil empreendedor, disse acreditar que a iniciativa pode inspirar pequenos produtores a investirem na cafeicultura como alternativa rentável e sustentável para a agricultura familiar no Acre.

WhatsApp_Image_2025-10-03_at_07.03.19.jpeg

"Eu tenho certeza que qualquer produtor, se plantar um hectare de café e ele resolver fazer uma marca dele, isso é importante. Fazer uma marca dele e produzir um produto de qualidade. Quem vai ficar no mercado? Quem tiver produto melhor. Se tiver qualidade, fica no mercado. Se não tiver qualidade, sai do mercado. Então, qualquer um pode sonhar o que eu sonhei que estou realizando agora." Disse o prefeito.

Bocalom também disse que pretende lançar o seu café em outros municípios, inclusive na capital.

"Hoje eu lancei aqui uma versão inicial, são apenas mil pacotes que a gente tem para poder vender nesse primeiro lote, mas daqui a uns 15, 20 dias nós estaremos lançando inclusive em Rio Branco e outros municípios também." Finalizou o prefeito