O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi um dos homenageados na solenidade que celebrou os 50 anos de fundação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realizada na sexta-feira, 1º, no Plenário da Corte.
O evento marcou meio século de atuação da Justiça Eleitoral na consolidação da democracia no Estado.
Acompanhado da primeira-dama, Kelen Bocalom, o prefeito recebeu a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, honraria concedida a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à cidadania e ao fortalecimento do processo democrático no Acre.
Durante o discurso, Bocalom dividiu o reconhecimento com os demais gestores municipais. “Quero agradecer imensamente e dividir esta medalha com os outros 21 prefeitos do Acre, que, dentro de suas possibilidades, sempre apoiam a Justiça Eleitoral, especialmente no período eleitoral, oferecendo o suporte logístico necessário para o sucesso do processo democrático”, afirmou.
O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou a evolução da instituição desde sua criação, enfatizando que o tribunal hoje conta com nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores, inclusive em regiões de difícil acesso. “Não tínhamos eleições diretas para os chefes do Executivo em 1975. Isso só foi possível com a Constituição de 1988. Desde então, o Tribunal tem realizado eleições seguras, legítimas e respeitando a vontade popular”, afirmou.