A prefeita da cidade boliviana de Cobija, Ana Lúcia Reis, defendeu mais flexibilidade nas relações comerciais entre o Brasil e os países fronteiriços. A cidade que ela administra é vizinha a Brasileia e Epitaciolândia, no Brasil. A fala dela foi proferida em Brasília, durante o Encontro de Novos Prefeitos, em que esteve presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O Brasil, por ser um país com indústria, tem, com razão, um mercado bastante fechado às importações. No entanto, penso que deveria haver maior flexibilidade na área de fronteira. Não é que nossos produtos devam chegar além da fronteira, mas pelo menos na fronteira eles devem poder circular com taxas mais baixas", afirmou.
Na última quinta-feira, 20, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) debateu o comércio exterior na primeira reunião da Câmara Técnica de Comércio Exterior. No encontro, foi defendida a ampliação do número de fiscais do Ministério da Agricultura, a reconfiguração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), a conclusão do anel viário de Brasileia, a internacionalização dos aeroportos, infovias, melhoria das alfândegas, fortalecimento do setor de logística e a integração do Acre e o departamento de Ucayalli, no Peru.