Pré-candidato a senador, o professor Inácio Moreira, porta-voz da Rede Sustentabilidade no Acre, foi escolhido neste domingo (13) como membro da direção nacional do partido durante as eleições que definiram o novo comando da agremiação.
Ao Blog da Hora, Inácio definiu que a escolha de seu nome é um marco para o partido no Acre, sobretudo pela identificação com Marina.
“A responsabilidade só aumenta. A gente ter um acreano na direção nacional do partido junto com Túlio Gadelha, que é deputado federal, junto com Marina Silva, junto com a Iracy Dias, da Bahia, que agora é a nossa porta-voz nacional da Rede... Vai ser um ambiente de muito aprendizado. Conviver com a direção nacional, onde as principais lideranças vão estar debatendo os problemas do Brasil e do mundo pode ser um momento de grandes oportunidades para que a gente esteja inserido em debates importantes que com certeza podem ajudar o nosso estado no desenvolvimento sustentável onde a gente possa explorar tudo de bom que nós temos no Acre. O Acre tem tudo para ser um verdadeiro pomar através de um reflorestamento de árvores frutíferas. Nós temos aí do cacau ao açaí, nós temos o café, os grãos que podem engordar proteína animal que vai desde o suíno ao frango, ao carneiro, ao peixe e a gente exportar peças de carne, não exportar matéria-prima. É uma oportunidade também aqui a nível nacional a gente botar o debate da Lei Kandir. Nós estamos exportando commodities e isso não gera emprego no mercado interno. Nós temos que fortalecer a indústria e o comércio local para gerar emprego e nós temos que botar comida na mesa dos trabalhadores. Então por isso que a gente tem que plantar muito, produzir muito, industrializar esses produtos para agregar valor e a gente abastecer o nosso mercado interno para dar de comer a nossa população”, concluiu o professor.
Rede sob nova direção
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, perdeu o controle da Rede, partido que ajudou a fundar e que liderou desde sua criação.
A chapa vencedora, batizada de Rede pela Base, conquistou 221 votos — 74% dos delegados presentes —, enquanto a corrente Rede Vive, ligada diretamente a Marina, obteve apenas 79 votos, equivalente a 26% do total.
O novo presidente do partido será o engenheiro Paulo Lamac, ex-vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), que chega ao comando da sigla com a promessa de reconstrução e unificação. “É hora de reencontrar o povo e reoxigenar nossas bandeiras”, afirmou Lamac. A Rede está federalizada com o PSOL, antigo partido de Heloísa Helena, que era aliada de Marina.