Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP) cobrou a recuperação imediata da BR-364, sentido Rio Branco Cruzeiro Sul. Ele frisou que a estrada ‘está acabada’.
Diante disso, no próximo dia 5 de junho será realizada a 2ª Caravana organizada pela Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais percorrerão todo o trecho. Nicolau Júnior exemplificou dizendo que de Tarauacá a Rio Branco, são gastos hoje 10 horas de viagem.
“O motivo é ver realmente a condição da BR-364. Ver o impacto social que está tendo essa BR, porque quem sofre com isso é a população que precisa sobreviver. Também é a questão da saúde. Muita gente que mora nesses municípios precisa fazer esse tratamento na capital. São vários pontos que a população está pedindo socorro. Essa fiscalização que a Aleac vai fazer junto com a imprensa, com os nossos deputados federais e senadores, essa é uma preocupação de forma geral. Levar essa sensibilidade para o governo federal”, disse.
Em outro trecho de sua fala, Nicolau afirmou que não dá mais para viver de paliativos. É preciso um trabalho mais consistente. “Ninguém aguenta mais falar nesse assunto. Realmente a gente quer que tenha um trabalho sério, definitivo nessa estrada a partir desse ano, com a manutenção, como o governo federal está colocando”.
E acrescentou: “justamente o que a gente quer, que seja uma manutenção de forma mais séria, porque quem andou no verão do ano passado nesta estrada, com o inverno praticamente se acabou. Todo mundo precisa andar por essa estrada. O nosso pensamento é ligar todo Acre economicamente e socialmente”.
A visita deve se concentrar em dois dias. No primeiro dia os parlamentares saem de Rio Branco e chegam a Cruzeiro do Sul. No dia 6, eles participam de um ato público em defesa da BR-364, em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória.