A Prefeitura de Rio Branco confirmou para o dia 20 do próximo mês, a inauguração da nova ponte sobre o Igarapé Redenção e da pavimentação da estrada Jarbas Passarinho. A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), promete transformar a mobilidade da região e melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias que há anos enfrentam dificuldades de acesso.
Com 40 metros de extensão e 10 metros de largura, a ponte terá mão dupla e passagens exclusivas para pedestres. Além dela, já foram concluídos 2,5 quilômetros de pavimentação até a rotatória da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (APADEQ), localizada no final da via. O investimento é superior a R$ 3 milhões, provenientes de recursos próprios do município e emendas parlamentares.
O agricultor Douglas Andrade Bomfim, que vive há mais de 30 anos na região, destacou os transtornos enfrentados no passado com a antiga ponte de madeira. “Quando chegava o inverno, a água passava por cima da ponte e a gente tinha que esperar baixar para conseguir atravessar. Agora está melhorando, graças a Deus. O asfalto já está bem encaminhado e a prefeitura está de parabéns! Que termine essa ponte antes das chuvas, porque depois fica difícil”, relatou.
A nova estrutura também beneficia diretamente a APADEQ. O coordenador da instituição, Manoel Lima, lembrou que o acesso precário dificultava o atendimento às famílias e acolhidos. “Era triste. Para chegar até a casa de recuperação era difícil, principalmente depois que a ponte caiu. Muitas vezes os familiares tinham que andar mais de 4 quilômetros a pé. Hoje, com o asfalto chegando até a APADEQ, a realidade é outra. Só temos a agradecer”, disse.
Durante visita técnica ao local, o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, ressaltou que a obra é resultado de uma demanda histórica da comunidade. “Estamos concluindo as cabeceiras da ponte e, em breve, será feito o asfalto. A determinação do prefeito Tião Bocalom é atender essa comunidade com uma obra esperada há muitos anos”, afirmou o gestor.