Três cidades do Acre, Feijó, Jordão e Tarauacá, realizaram suas conferências municipais esta semana e escolheram os novos dirigentes do PCdoB. Os encontros também são uma preparação do partido em todo o estado para o 16º Congresso Nacional do PCdoB – pelo Brasil e pelo Socialismo.
Em Feijó, a Conferência aconteceu na Câmara Municipal. O advogado Karil Shesma foi reconduzido à presidência, enquanto Chico Isaque assume a vice-presidência. A secretaria do partido ficou a cargo de Marta Pereira e a diretoria financeira com James Veterano. A nova composição da mesa diretora conta com uma mistura de lideranças históricas e novos quadros, um aspecto enaltecido pelo deputado Edvaldo Magalhães. Ele ressaltou a importância da renovação e da integração de jovens, homens e mulheres aos quadros do partido, ao mesmo tempo em que se mantém a experiência de lideranças que já contribuíram significativamente para a trajetória do PCdoB na região. O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Juarez Leitão e pelo presidente da Câmara, vereador Tarcísio Araújo.
“Os nossos planos passam pelo fortalecimento da juventude e renovação desses quadros. Já estamos em contato, dialogando com o Celso Júnior, da UJS, para qualificar esses novos membros. Estaremos programando para esse ano ainda um grande ato de filiação voltado especialmente para a juventude”, disse Karil Shesma.
Já, em Jordão, o ex-prefeito Elson Farias foi eleito presidente municipal da sigla. Roberto Rodrigues de Olinda ficou com a vice-presidência. Os dois serão responsáveis pela organização do PCdoB no município, visando os próximos desafios. A Conferência aconteceu na última sexta-feira, dia 15.
“Eu acredito que hoje é importante termos pessoas preparadas na política. Hoje, com essa polarização, o Brasil, o Acre e Jordão precisam de pessoas que façam a boa política. A política do diálogo, da compreensão, a política que as pessoas são ouvidas. E o PCdoB é esse partido. Um partido que consegue olhar a política de outra forma. Nós sempre buscamos o diálogo. E, ao assumir qualquer cargo, nós sempre deixamos que a massa discutisse, discutimos com toda sociedade, nós conversamos com todos”, disse Elson Farias.
Em Tarauacá, a Conferência aconteceu na manhã deste sábado (16/8). João Maciel, o Joãozinho, que preside o Sinteac municipal, vai presidir o Partido Comunista do Brasil. O encontro contou com as presenças do deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) e do presidente estadual da União da Juventude Socialista, Celso Júnior, além da diretora da ABDI, Perpétua Almeida, que cumpre agenda no Acre neste sábado. Os vereadores Chagas Batista, de Tarauacá, e Biliarte Correia, de Porto Walter, também estiveram presentes.
“É com muita honra que a gente recebe a presidência do partido aqui de Tarauacá, do ex-vereador Manuel Monteiro. Para a gente, é uma alegria, é uma satisfação estar à frente desse partido, um dos partidos maiores do estado do Acre, por sinal, o maior partido político aqui de Tarauacá. Tenho uma vida na militância junto ao movimento social. Estou à frente hoje, como presidente da Educação aqui de Tarauacá, um dos maiores sindicatos, já tenho mais de 30 anos como militante filiado ao PCdoB de Tarauacá. Então, a gente espera poder representar bem o partido e também ter uma participação ativa no cenário agora para 2026”, pontuou o Joãozinho.
Celso Júnior, da UJS, destacou que a participação da juventude nas decisões políticas é necessária. “Acredito que a juventude é a mola propulsora para os grandes desafios. Estou muito feliz com o que vi em Jordão, Feijó e aqui em Tarauacá. A nossa juventude está ativa e dizendo não para o obscurantismo, o atraso, o negacionismo que tanto mal causam à sociedade”.