O superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, comemorou a entrega de máquinas pesadas para a construção de açudes e abertura de ramais. Os equipamentos, viabilizados por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), representam um investimento de R$ 8,7 milhões.
A liberação do dinheiro foi articulada pelos senadores Sérgio Petecão e Alan Rick junto ao governo federal com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e as cadeias produtivas no estado.
Ao todo, 18 máquinas serão entregues: 11 escavadeiras hidráulicas de esteira; seis tratores agrícolas de 80cv e um rolo compactador. As escavadeiras serão destinadas aos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. Rodrigues Alves receberá, além da escavadeira, um rolo compactador.
Já os tratores serão entregues às prefeituras de Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Sena Madureira. Posteriormente, os equipamentos serão cedidos às associações e cooperativas locais, como a Associação das Mulheres Agricultoras do Porto Luiz I (Aproaf), a Associação Renascer, as associações Nova Era e Nova União, e a Cooperativa Agroflorestal Sustentável da Amazônia.
“A chegada dessas máquinas vai alancar a economia rural. A construção de açudes para a água para o gado e também para a piscicultura vai fortalecer a produção nessas propriedades e o Ministério da Pesca, por meio da sua Superintendência no Acre, vai estar apoiando essas iniciativas. Estaremos auxiliando no que for preciso”, disse Paulo Ximenes.