..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Novo sistema do Cadastro Único entra em vigor em março de 2025 com plataforma mais moderna

Novo sistema do Cadastro Único entra em vigor em março de 2025 com plataforma mais moderna

A partir de março deste ano, o Cadastro Único (CadÚnico) contará com uma nova plataforma, trazendo informações mais atualizadas e ferramentas que visam facilitar tanto o cadastramento das famílias quanto o trabalho dos operadores do sistema.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a modernização busca simplificar processos, promover maior agilidade e garantir mais segurança aos dados cadastrados.

O novo CadÚnico permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do Governo Federal, automatizando processos e acelerando a inclusão e atualização de informações. Além disso, a nova plataforma promete coibir fraudes cibernéticas e facilitar o cadastramento para os cidadãos.

Uma das principais mudanças será o uso do CPF como chave de identificação única, possibilitando integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e bases biométricas do governo.

O CadÚnico é utilizado como base para mais de 40 programas sociais federais, incluindo o Bolsa Família, o Pé-de-Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o MDS, a modernização do sistema terá impacto direto na eficiência e na transparência desses programas, beneficiando milhões de famílias que dependem das políticas sociais.

Após a migração, a nova plataforma será a única fonte de gestão cadastral, já que o sistema antigo será desativado. A atualização foi coordenada pelo MDS em parceria com a DATAPREV e marca a primeira grande reformulação do CadÚnico desde 2010.