..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

No lançamento do Termômetro Amazônico na COP30, Acre destaca preservação de cobertura florestal

No lançamento do Termômetro Amazônico na COP30, Acre destaca preservação de cobertura florestal

Representado pela secretária de Estado dos Povos Indígenas, Francisca Arara, o governo do Acre segue com as agendas na COP30, em Belém (PA). Nesta terça-feira, 11, o estado esteve presente na apresentação do Termômetro Amazônico: Motion Interativo.

A ferramenta permite o acompanhamento em nível nacional da Amazônia para as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e os esforços de conservação desde 1985, ano em que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica iniciaram oficialmente o monitoramento da cobertura florestal no Brasil.

“O Acre tem orgulho de dizer que mantém 84% de sua cobertura florestal original preservada. Isso é resultado de um esforço coletivo, que envolve políticas públicas, compromisso das nossas comunidades e o trabalho incansável de quem vive e protege a floresta”, disse a secretária.

O lançamento contou com a participação de governadores da Amazônia Legal e demais autoridades ligadas à agenda ambiental.

Secretária Francisca Arara representou o Acre no painel. Foto: Diego Gurgel/Secom

A gestora falou ainda da satisfação de o estado se unir aos demais da Amazônia Legal em um momento histórico. “Apresentamos juntos ao mundo o Termômetro Amazônico, ferramenta inovadora que mostra, com dados e transparência, a real contribuição da nossa região para o cumprimento das metas climáticas do Brasil e para a conservação da maior floresta tropical do planeta, lembrando que no Acre temos Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental [Cigma], ligado à Sema [Secretaria de Meio Ambiente]. O Termômetro vem para evidenciar o que muitas vezes não é mensurado: o valor da floresta em pé e a importância dela para o nosso meio ambiente”, avaliou.