No Acre nesta sexta-feira (8/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado direto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao discursar na Cooperacre, em Rio Branco, Lula disse que Trump tem que aprender a respeitar a soberania brasileira.
“O presidente dos Estados Unidos aprenda a respeitar a soberania desse país, aprenda a respeitar a soberania e a autonomia do Poder Judiciário Brasileiro. E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre Moraes, porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria. Eu quero dizer para vocês, o governo brasileiro vai garantir que os nossos exportadores não tenham prejuízos”, disse Lula em tom duro.
Lula fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso domiciliar por descumprir medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeita de participação em um plano golpista contra a República e a democracia brasileira.
“Esse país passou quatro anos de mentira, de instigação do ódio, de fake news, de estupidez. Um presidente que carregou e vai carregar metade das mortes da Covid. É da responsabilidade dele por ser irresponsável no trato com a Saúde. Dizer que quem toma vacina vira gay, quem toma vacina vira jacaré, quem toma vacina vira não sei o quê em pleno século 21. Um presidente ignorante, xucro, que agora mandou o filho dele para os Estados Unidos para ficar pedindo pros americanos dar golpe nesse país. Ele vai saber o que vai custar isso, porque vai ter um processo. Vocês lembram da história de Joaquim Silverio dos Reis, que foi traidor do Tiradentes? Esse moleque é traidor de 215 milhões de brasileiros com o prejuízo que os Estados Unidos estão dando a esse país”.