..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mulheres vítimas de violência terão prioridade no atendimento nas unidades de Saúde do Acre

Mulheres vítimas de violência terão prioridade no atendimento nas unidades de Saúde do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que garante prioridade de atendimento médico-hospitalar às mulheres vítimas de violência. O texto foi publicado hoje (1/10) no Diário Oficial do Estado (DOE). O projeto é de autoria do deputado estadual Adailton Cruz (PSB).

A iniciativa vale para estabelecimentos médico-hospitalares públicos e privados situados no Estado. Eles deverão assegurar prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência, respeitada a primazia da avaliação de risco dos demais pacientes, realizadas durante a triagem.

A nova lei diz que a prioridade independe da orientação sexual da vítima ou do agressor. O atendimento deverá ocorrer de forma humanizada e sigilosa, resguardando a intimidade da vítima e evitando exposição pública de sua condição.

“Para os fins desta Lei, configura-se violência contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial, nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha)” e acrescenta: “Toda mulher vítima de violência tem o direito a um atendimento médico-hospitalar digno, prioritário, humanizado e de qualidade, com acompanhamento psicológico e, quando necessário, social”.