O presidente do MDB estadual, ex-deputado Vagner Sales, disse nesta segunda-feira (7/7) que o partido vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral de Sena Madureira que jugou procedente uma ação que apurava uma suposta fraude na cota de gênero na chapa de vereadores nas eleições do ano passado.
A decisão é do juiz eleitoral Éder Viegas. Entre os atingidos pela iniciativa está a vereadora Helissandra Matos. Ela foi a única eleita pelo MDB de Sena Madureira.
“O MDB do Acre acata e respeita as decisões judiciais, conforma manda a democracia do Brasil. Contudo, o Partido também aprecia igualmente um outro pilar do Estado de Direito: O voto popular. Neste sentido, o MDB do Acre manifesta a sua solidariedade plena à chapa de vereadores do Partido em Sena Madureira, nas últimas eleições, em especial à Vereadora Helissandra Matos, pela anulação da chapa de Vereadores feita pelo juízo eleitoral da comarca. Há instâncias judiciais a serem recorridas, o que será feito em busca de melhor justiça”, diz a nota assinada por Vagner Sales.
Segundo a ação apresentada à Justiça Eleitoral, as candidaturas de Raimunda Nonata Mendonça da Silva e Maria de Jesus Silva Apolinário foram registradas apenas para cumprir uma formalidade, porém sem intenção de disputar as eleições. Neste sentido ficou caracterizado fraude de cota de gênero, segundo a decisão.