Aposentados e pensionistas do Acre que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS já começaram a receber os valores de volta. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), mais de R$ 10,39 milhões foram pagos de forma integral e corrigida pela inflação (IPCA) aos beneficiários acreanos que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No Estado, 15.041 pessoas aderiram à iniciativa, e 91,56% delas já receberam os valores diretamente em conta.
Em nível nacional, o governo federal já devolveu R$ 1,53 bilhão a 2,46 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 74% dos 3,33 milhões de beneficiários aptos a participar do acordo.
Como aderir ao acordo
Para receber os valores, o beneficiário deve aderir ao acordo por meio dos canais oficiais. O processo é gratuito, não exige envio de documentos e o pagamento é feito em até três dias úteis:
* Aplicativo Meu INSS
* Site gov.br/inss
* Central telefônica 135
* Agências dos Correios
O INSS alerta que não solicita dados pessoais por links, SMS ou mensagens, e que não há cobrança de taxas ou intermediação para a devolução. A adesão ao acordo e a contestação dos descontos indevidos podem ser feitas até 14 de novembro de 2025.