..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mais de 4,3 mil servidores foram empossados em concursos públicos do governo nos últimos 6 anos

Mais de 4,3 mil servidores foram empossados em concursos públicos do governo nos últimos 6 anos

O feriado desta quinta-feira, 1º de maio, celebra as conquistas e lutas dos trabalhadores ao longo da história. No Acre, como em todo o país, mais que empreender, boa parte dos trabalhadores buscam estabilidade funcional e financeira por meio de concursos públicos. E, na atual gestão do governo do Acre, o que não tem faltado são concursos. Nos últimos seis anos 4.382 servidores foram contratados para cargos efetivos por meio de concurso público.

Esse é o caso de Bruna Delilo e Jodiel Nascimento. Em 2020, no auge da pandemia de covid-19 e recém-casados eles atravessaram sua primeira crise financeira e tomaram uma decisão importante: estudar para serem aprovados em concurso público, garantindo a tão sonhada estabilidade financeira.

Depois de investigar, souberam por amigos que o governo do Acre estava preparando um edital para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O concurso era perfeito, uma vez que, os dois sonhavam exatamente com a carreira policial.

Bruna e Jodiel criaram então uma rotina de muito estudo e dedicação, abrindo mão do lazer, da companhia de amigos e até mesmo de familiares. “Estudávamos de domingo a domingo; saíamos só para ir à igreja”, conta Bruna.

EMPOSAA

O esforço valeu a pena. Em 2023 eles foram aprovados no concurso e, em 2024, convocados. No início de abril iniciou-se o treinamento do Curso de Formação da Polícia Penal (CFAPP) e em julho ambos serão incorporados ao sistema, tornando-se policiais penais.

Assim como Bruna e Jodiel, mais 4.382 pessoas foram aprovadas e convocadas por concursos públicos do governo do Acre desde 2019, nos 22 municípios acreanos. Com isso, a gestão do governador Gladson Camelí se consolida como a que mais contratou servidores efetivos, desde a redemocratização do país, com a Constituição de 1988, que passou a exigir aprovação em concurso para ingresso no serviço público.

Essa consolidação está balizada em números sólidos. Além de realizar concursos para o Instituto de de Defesa Animal Florestal (Idaf), Instituto Socioeducativo (ISE), Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Polícia Militar do Acre (PMAC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), os três últimos ainda em fase de convocação dos aprovados, a gestão de Camelí convocou oficiais do CBMAC, Polícia Civil dos concursos de 2015, Polícia Civil e Polícia Militar de 2017 e Educação de 2018, sem contabilizar as convocações de provisórios.

GESTA

“A gestão pública é feita de escolhas. Como aqueles que estudam para ser aprovados e garantir a sonhada estabilidade profissional e financeira, o governo precisa ter foco e prioridades. No nosso caso, no que se refere à administração pública, nosso foco é a contratação de servidores efetivos e o pagamento da folha em dia”, explica o governador Gladson Camelí.

“A estabilidade financeira, a garantia de um emprego digno, a valorização do esforço pessoal de cada um dos aprovados e alegria nos rostos dessas pessoas quando tomam posse me fortalecem e me impulsionam a continuar valorizando o servidor, ampliando seus direitos e garantias”, afirma Camelí, informando que sua gestão dará continuidade às contratações dos concursos em andamento na Secretaria de Educação e novas convocações, sempre que necessário, nas áreas de saúde, fazenda pública e Detran.

“É como eu sempre digo: 2025 é o ano do executar. Um ano de muito trabalho na conclusão de obras importantes para o estado e na convocação dos concursos, nos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz um animado Gladson Camelí, que, ciente da sua responsabilidade, fez a escolha do caminho da governabilidade e responsabilidade com visão de futuro para o serviço público do Acre.