Em mais um ato de aproximação com a população, a vice-governadora Mailza Assis, alinhada com o governador Gladson Cameli, esteve na Vila Verde, no quilômetro 58 da Transacreana, na manhã deste sábado (05), para ouvir os anseios da comunidade e ver de perto as necessidades dos produtores rurais e moradores da comunidade.
Acompanhada por diversos titulares de secretarias de Estado e instituições do poder público estadual, responsáveis pala execução das políticas públicas e ações em benefício da população, Mailza conduziu um encontro histórico com a participação de moradores e presidentes de 10 associações de produtores rurais da região, dando mais um passo importante para fortalecer seu nome, ao anunciar investimentos estratégicos, reafirmando o compromisso do governo do Estado com o setor produtivo, em especial os agricultores familiares.
“Podem ter certeza de que nós, de todo o governo, de todas as secretarias, estamos trabalhando firmemente por melhorias em todas as áreas, por qualidade de vida para a nossa população. Esse é o nosso trabalho, é o nosso compromisso e por isso nós estamos aqui nesta região tão importante do nosso estado”, disse Mailza.
Acompanhada de secretários de Estado e presidentes de órgãos estratégicos do poder público estadual, a vice-governadora demonstrou união e foco do governo no compromisso de melhorar a realidade de toda a população acreana. Demonstrou ainda que fazer política pública é, antes de tudo, ouvir quem está na ponta e construir soluções com diálogo, respeito e responsabilidade.
“Nós vamos atender todas as demandas que estiverem ao alcance do Estado. Não viemos aqui prometer o que não podemos fazer. Vimos aqui sonhos que eram esperados há décadas, como o programa de açudagem. O dever do Estado é o de cuidar das pessoas. Contem comigo e com o governador Gladson Cameli”, garantiu Mailza.
Fizeram parte da comitiva da vice-governadora, os secretários de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto e de Agricultura (Seagri), Luiz Tchê; o secretário adjunto de Educação, Tião Flores; os presidentes do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene; do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes; da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Moisés Diniz; do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) do Acre, Alírio Wanderley; do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Albuquerque; e a controladora-geral do Estado do Acre, Mayara Lima.
Principais ações anunciadas
Entre as principais ações anunciadas pela vice-governadora e os secretários de Estado, atendendo os anseios e demandas da comunidade, destacam-se: a revitalização da rodovia AC-90, do km 17 ao 75, com investimento de R$ 38 milhões, fruto de emenda do senador Marcio Bittar; o lançamento da Operação Ramais 2025, que garantirá a recuperação de 1.200 km de estradas vicinais; a retomada do Silo Graneleiro e a futura instalação de uma fábrica de ração para reduzir custos de produção; a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em nível estadual; a continuidade dos programas de análise de solo diretamente nas propriedades rurais. O governo também garantiu atenção à educação, infraestrutura e meio ambiente.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, informou que os pontos críticos já foram mapeados e que mesmo com as chuvas, as equipes trabalham em ações e serviços essenciais como: retiradas de atoleiros, desobstrução de pontes e nivelamento de ramais. Onde o acesso estiver comprometido o nosso compromisso é o de trabalhar em parceria com a comunidade para garantir o direito de ir e vim, isso é uma determinação do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza”, disse Sula.
O titular da Seagri, Luiz Tchê, disse que as obras já estão sendo licitadas para que as estruturas voltem a atender os produtores da Transacreana. “O governo de
Gladson e Mailza vai fazer análise do solo na casa do produtor, isso é sensibilidade, isso é inovação”, resssaltou.
O programa de destoca em áreas degradadas e a construção de açudes, serviços executados pelo governo, através da Seagri, foram bastante elogiados nas falas dos presidentes das associações de produtores rurais.
Para o secretário Luiz Calixto a reunião foi produtiva em um contexto em que o Estado reconhece as dificuldades dos trabalhadores rurais. “No meio das criticas vimos muitos elogios, entre eles, um produtor dizer que foi a primeira vez em 9 anos que uma máquina entrou no ramal para fazer açudes. Nosso governo só tem 6 anos, 3 meses e 5 dias. Isso prova que estamos no rumo certo, tanto que o nosso governo tem os melhores índices de aprovação”, destacou.
Aproximação e escuta qualificada
A escuta das lideranças rurais reforça o modelo de gestão participativa defendido pela vice-governadora Mailza e pelo governador Gladson. Na chegada à Vila Verde, ela a comitiva do governo foram recepcionados pelo presidente da Associação de Moradores e Produtores da Vila Verde, Dariveldo da Silva Lacerda e o pastor da Assembleia de Deus, André Campelo.
Um a um os representantes das associações de produtores rurais presentes foram ouvidos. Laiane Furtado que representou a cooperativa Beija Flor, destacou a importância da agenda. “A senhora faz certo ao vim aqui junto com secretários de estado ouvir os trabalhadores rurais, ver de perto as necessidades do setor. Esse diálogo é fundamental para que as ações não fiquem apenas no discurso”.
Josimar Ferreira do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados (Sinpasa) chamou atenção para a necessidade de reformas em escolas estaduais e a limpeza do rio Acre para o escoamento de produtos como a castanha por meio de hidrovia. “O Estado acerta quando vem ouvir e dialogar com as associações, que outras assembleias como essa aconteçam”, disse Nascimento.
Entre as principais reivindicações apresentadas destacam-se o planejamento para a recuperação de ramais e a continuidade dos serviços de destoca, limpeza, aração e dragagem de solo.
Depois de ouvir pacientemente todos os representantes, a vice-governadora Mailza garantiu a continuidade do diálogo com todas as associações.
No final do encontro, os presidentes de associações assinaram um documento contendo as reivindicações conjuntas e entregaram nas mãos da vice-governadora
Mailza Assis e toda equipe de governo.
Também estavam presentes, os vereadores Samir Bestene, Mateus Paiva e Felipe Tchê.