Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (24) na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “traficantes são vítimas de usuários também”, ao abordar o tema do combate internacional ao tráfico de drogas e comentar ações do governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, na Venezuela.
Lula destacou que o enfrentamento ao tráfico precisa ser analisado de forma mais ampla e que a responsabilidade não deve recair apenas sobre quem comercializa as substâncias ilícitas, mas também sobre quem as consome.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, afirmou o presidente.
Segundo Lula, o tráfico e o consumo formam um ciclo interligado:
“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou.
As declarações foram feitas em meio a debates internacionais sobre políticas de combate ao tráfico e ao consumo de entorpecentes. O presidente defendeu uma abordagem que envolva políticas públicas de prevenção, tratamento e reintegração social, em vez de apenas medidas repressivas.
