De acordo com levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho e três de folga, sem diminuição salarial.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todas as 27 unidades da federação. Segundo os dados, 27% dos entrevistados se declararam contrários à proposta, 5% afirmaram não ser nem a favor nem contra, e 3% não souberam responder.
Entre os benefícios apontados pela população com a possível adoção da jornada reduzida, destacam-se:
- Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%);
• Aumento da produtividade (55%);
• Desenvolvimento social do país (40%);
• Desenvolvimento econômico (36%);
• Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%).
Ao serem questionados sobre o impacto da medida no país, 42% dos entrevistados acreditam que a mudança seria positiva, 30% avaliam como negativa, 22% disseram que não faria diferença, e 6% não souberam opinar.
Caso a proposta se torne realidade, 47% dos brasileiros afirmaram que utilizariam o tempo livre para se dedicar à família. Outros 25% pretendem focar na saúde, 22% fariam renda extra e 17% investiriam em cursos e capacitação profissional.
A pesquisa também abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como “PEC da Escala 6x1”, que propõe uma jornada de seis dias de trabalho por um dia de folga. A maioria (54%) se posicionou contra a medida, enquanto 39% disseram ser favoráveis. Outros 4% não se posicionaram nem a favor nem contra, e 3% não souberam responder.