..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Levantamento aponta que seis em cada 10 brasileiros apoiam redução da jornada de trabalho

Levantamento aponta que seis em cada 10 brasileiros apoiam redução da jornada de trabalho

De acordo com levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho e três de folga, sem diminuição salarial.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todas as 27 unidades da federação. Segundo os dados, 27% dos entrevistados se declararam contrários à proposta, 5% afirmaram não ser nem a favor nem contra, e 3% não souberam responder.

Entre os benefícios apontados pela população com a possível adoção da jornada reduzida, destacam-se:

  • Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores (65%);
    • Aumento da produtividade (55%);
    • Desenvolvimento social do país (40%);
    • Desenvolvimento econômico (36%);
    • Aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%).

Ao serem questionados sobre o impacto da medida no país, 42% dos entrevistados acreditam que a mudança seria positiva, 30% avaliam como negativa, 22% disseram que não faria diferença, e 6% não souberam opinar.

Caso a proposta se torne realidade, 47% dos brasileiros afirmaram que utilizariam o tempo livre para se dedicar à família. Outros 25% pretendem focar na saúde, 22% fariam renda extra e 17% investiriam em cursos e capacitação profissional.

A pesquisa também abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como “PEC da Escala 6x1”, que propõe uma jornada de seis dias de trabalho por um dia de folga. A maioria (54%) se posicionou contra a medida, enquanto 39% disseram ser favoráveis. Outros 4% não se posicionaram nem a favor nem contra, e 3% não souberam responder.