..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Jorge Viana responde Gladson Camelí e avisa: “eu estou de volta, com plena harmonia dentro do meu partido, com poder de comando e orientação”

Jorge Viana responde Gladson Camelí e avisa: “eu estou de volta, com plena harmonia dentro do meu partido, com poder de comando e orientação”

Durante a Conferência do PCdoB do Acre realizada na noite de sexta-feira (19/9), o ex-senador Jorge Viana (PT), presidente da Apex-Brasil, rebateu às críticas proferidas pelo governador Gladson Camelí (PP) contra quando da agenda do ministro do Trabalho no Acre, Luiz Marinho, esta semana. Disse que não se importa de estar abaixo de Gladson, porém não está respondendo a processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por corrupção.

Jorge Viana disse que está de volta à organização partidária para as eleições de 2006 e que foi dado a ele autonomia para montar chapas, trazer lideranças, fazer a movimentação política necessária.

“Nós estamos decididos a trabalhar, inspirados em 1990, a construção de uma chapa. Eu não tenho nenhum receio. Eu estou de volta, com plena harmonia dentro do meu partido, com o poder de comando de orientação que me foi dado pelo meu partido, e eu, com a ajuda de vocês, eu vou montar uma ótima chapa para a deputada federal e estadual, para a gente ganhar essa eleição. É o meu compromisso nesse encontro do Partido Comunista do Brasil. É a minha tentativa de contribuir com o meu líder, Edvaldo, e com uma mudança para a bancada federal, com a companheira Perpétua”, afirmou Jorge Viana.

Ele ressaltou, ainda, que o presidente nacional do PT deve vir ao Acre no próximo dia 28. Edinho deve cumprir agenda no estado por dois dias. “O Edinho vai estar aqui. E não é por outra causa, não. É porque o Acre vai voltar a ser prioridade para a gente poder fazer política. Eu estou sendo chamado para disputar o Senado, mas a minha e meu maior propósito, gente, é que a gente retome a dignidade acreana”.

Jorge Viana destacou que a maioria da classe política hoje do Acre sequer sabe uma estrofe do Hino Acreano, ao citar um quadro do podcast Papo Informal, apresentado pelo jornalista Luciano Tavares, do Notícias da Hora.

WhatsApp_Image_2025-09-20_at_07.00.55.jpeg

“A Perpétua falou aqui, a última estrofe do Hino Acreano. Outro dia estava dando uma entrevista. Esses líderes políticos que nós temos aí não conseguem nem reproduzir a primeira estrofe. Nem o refrão! Gente, é uma coisa tão escandalosa que a gente está vendo. É tanto dessabor, é tanto descaso com a nossa terra, que a gente ama tanto, que a gente gosta tanto. Eu não sou saudosista, não. O nosso passado foi bom, sim, a nossa atuação política, mas o presente está ruim. Porém, o nosso compromisso tem que ser com o futuro, o futuro melhor. E eu acho que o futuro do Acre precisa de uma ação política de todo nós, desprovidos de qualquer vaidade. Vamos tirar fora, vamos nos somar, que nós vamos fazer um movimento muito bonito novamente”

Jorge pontuou que as condições hoje são as melhores, com o presidente Lula em Brasília e sendo favorito à reeleição. “No passado, a gente não tinha a presidência da República, nós tínhamos só o sonho. Agora nós temos o trabalho feito, nós temos o Lula, favorito para ser reeleito e o nosso sonho segue aqui conosco. As condições são melhores e os problemas são piores do que era. Então, a nossa responsabilidade tem que está à altura dos desafios que o Acre vive, que o povo do Acre vive, e é nessa que eu estou”.

Por fim, Viana lamentou que o governo de Gladson Camelí não tenha feito uma casa sequer nos últimos sete anos. “O Brasil está crescendo pelo terceiro ano seguido. Vai crescer mais que 3%. O emprego é pleno e o desemprego é o mais baixo de todos os tempos. Eu estou falando tudo isso do Brasil andando. Gente, o Lula está inaugurando o Minha Casa Minha Vida por todos os estados. Só aqui que não tem o que inaugurar. E mais recentemente, começaram a fazer algumas casas porque não tinha mais jeito, tinha que começar a fazer, com 100% de recursos federais. Então, eu acho muito ruim, o nosso Acre está vivendo isso”.