O Legislativo Municipal de Rio Branco realiza nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h, a 1ª Câmara Itinerante. O evento acontecerá na Baixada da Sobral, com atividades concentradas no Centro de Referência de Assistência Social – (CRAS) Sobral, ao lado da Praça da Semsur. A ação busca aproximar o parlamento mirim da população, promovendo escuta ativa das demandas comunitárias e oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos.
O presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (União Brasil), reforçou o convite à população de todos os bairros da regional para participar da iniciativa. “Amanhã vai ser um dia especial. A gente convida toda a população da Baixada da Sobral e de todos os bairros. Vamos estar lá ouvindo a população, ouvindo as demandas, as reivindicações, para que juntos possamos discutir as soluções. É um compromisso da nossa gestão: ouvir e cuidar da nossa gente”, afirmou o parlamentar.
Além da escuta a comunidade, a programação conta com diversos serviços voltados à saúde, cidadania e lazer. Entre os atendimentos oferecidos estão: atendimento odontológico com vans para restauração dentária, testes rápidos de saúde, exames de creatinina para avaliação da função renal, brinquedos infláveis para as crianças, orientações e consultas jurídicas com apoio da OAB, atualização cadastral realizada pela Secretaria de Assistência Social (Sasdh), além da presença da OCA Móvel, que vai disponibilizar vários serviços de documentação e atendimento ao cidadão.
“Não queremos apenas ouvir, queremos também levar serviços que possam já estar ajudando a população. É uma ação concreta de cuidado e presença do poder público nas comunidades. Esse projeto é um marco para a nossa gestão, que tem como objetivo sair das quatro paredes e ir ao encontro das pessoas, promovendo cidadania de verdade”, destacou Lira.
A expectativa é que a Câmara Itinerante se torne uma ação contínua, percorrendo outras regiões da cidade e também a zona rural de Rio Branco. “Queremos levar esse projeto para todos os cantos de Rio Branco, todas as regionais, porque acreditamos que ouvir é a base de uma boa gestão pública. Estamos aqui para cuidar da população”, concluiu o presidente.