O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), confirmou na sessão desta terça-feira, 18, que irá reapresentar o Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Rio-Branquense ao secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, após a proposta ter sido rejeitada pelo plenário na última quinta-feira, 13.
A matéria, que integra a tradicional pauta anual de homenagens analisadas pelo Legislativo, não obteve o número mínimo de votos necessários para aprovação. Dos vereadores presentes, 11 votaram a favor e quatro foram contrários — Fábio Araújo (MDB), Matheus Paiva (União Brasil), Bruno Moraes (PP) e Elzinha Mendonça (PP).
Como o regimento exige ao menos 14 votos favoráveis para validar o título honorífico, o projeto acabou arquivado.
Nesta terça, entretanto, Joabe Lira afirmou que já articula nova tentativa. Segundo ele, a coleta de assinaturas para permitir a reapresentação está avançando.
“Sim, vou reapresentar novamente. Estou conversando com os vereadores, pegando as assinaturas para que a gente possa reapresentar no plenário”, declarou o presidente.
Questionado sobre o número de apoios já reunidos, Lira afirmou ter atingido o quantitativo regimental.
“Tem 14. O exigido é 14 para aprovar. Para reapresentar são 11, e nós já temos as 14 assinaturas”, disse.
O vereador adiantou ainda que a nova versão do projeto deve ser protocolada já nesta quarta-feira, 19.
“Acredito que amanhã”, respondeu ao ser perguntado sobre o prazo. Ele também demonstrou confiança na aprovação na próxima votação: “Deve ser aprovado. Esse mal-entendido vai ser encerrado”.
Joabe ressaltou que o secretário Eracides Caetano — produtor rural e servidor público de longa trajetória — merece o reconhecimento. “O Eracides é um idoso de 74 anos, um produtor rural. Com certeza, esse equívoco será corrigido”, afirmou.
